“Pois então, pare tudo que estiver fazendo, feche os olhos e respire fundo o ar pelo nariz e solte o ar lentamente pela boca. Repita este exercício de três a quatro vezes, Toda vez que sentires mal-estar ou um certo cansaço.”
Respirar é algo natural para todos nós. Ato que traz leveza e energia para nosso corpo, oxigena o cérebro e reequilibra nosso estado emocional. Apesar de ser muito simples e imprescindível para nossa sobrevivência, não damos a devida importância.
Ao praticarmos os exercícios de respiração sistemática, absorvemos o fluído vital do universo e potencializamos a vitalidade do nosso corpo.
Esta soma total de energia cósmica é chamada de Prâna. O prâna é segundo as antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos através do ar que respiram, significa sopro de vida, é o princípio de energia ou força, o princípio ativo da vida ou força vital. O prâna penetra tudo, está em tudo, em toda parte. Nele está a essência de todo movimento, de toda força, de toda energia, da gravitação, da eletricidade ou qualquer forma de vida.
O prâna é absorvido pelo organismo juntamente com o oxigênio. Através da qualidade de nossa respiração, podemos extrair ou armazenar em nosso organismo, mais ou menos prâna. Dessa forma, fortalecemos não só nosso corpo físico, como também nosso cérebro. Quanto mais prâna armazenamos, mais vitalidade possuímos. Prâna circula por toda parte do sistema nervoso, trazendo força e vitalidade. Se levarmos em conta que a maior quantidade de prâna que possuímos vem através da respiração, podemos compreender a importância da mesma em nossas vidas.
O prâna tem características semelhantes às da corrente elétrica. O plexo solar é um grande depósito e reservatório de prâna.
A melhor maneira de elevá-lo é aprimorando a respiração. Exercícios de respiração, realizadas conscientemente algumas vezes ao dia, podem potencializar o nosso corpo.
A partir dessa expansão, além dos benefícios físicos, podemos vivenciar ampliados estados de consciência onde as flutuações de pensamentos são qualificadas para um nível superior e positivo. O aprendizado e o aperfeiçoamento da respiração nos conduzem naturalmente ao autocontrole e autoconhecimento.
É importante lembrar que somos energia, portanto, quanto maior a consciência, mais energia podemos armazenar em nossos corpos. Quanto mais alta a qualidade, maior a quantidade, mais oxigênio, mais prâna, maior saúde e vitalidade.
Sua prática vitaliza e harmoniza toda energia vital.
Assim como a respiração sistemática ajuda a aumentar o prâna no corpo, ao fazermos uma sesta de 20 a 30 minutos por dia também nos revigoramos nos reabastecendo de energia.
Então pare por alguns minutos ao longo do dia, fechando os olhos e respirando sistematicamente. Você pode acrescentar uma afirmação positiva, como esta “Eu estou aberto para receber força”, ou mentalize um padrão mental como este: “Força Infinita que existe dentro de mim se manifesta agora” e relaxe, soltando todo o corpo.
Relaxe o corpo e liberte-se das tensões.
Lembre-se sempre: tudo é um processo.
Na medida que você se abre para o autoconhecimento, você adquire recursos interiores que lhe ajudarão a ter autocontrole e assim encontrará a cada instante de seu dia o equilíbrio das múltiplas emoções.
Guti Fraga.