A gratidão muito é confundida com educação mas que nem tão parecidas elas são.
A educação é aquilo que o indivíduo recebe quando é educado, ensinado ou treinado. É quando a gente aprende a dizer obrigado, quando trata as pessoas com respeito e manifesta cordialidade.
A educação nos leva a sermos pessoas agradáveis e gentis. Nos ensina a melhor maneira de vivermos em sociedade e convivermos com as outras pessoas.
Já a gratidão nos eleva a outro patamar. Ela provém do sentimento genuíno de nos sentirmos agradecidos e agraciados pelo que experimentamos nessa existência. A gratidão é a sensação de se sentir preenchido pelo que somos, pelo que temos, pelo que podemos vir a ser e por quem está com a gente nessa jornada.
A gratidão é uma escolha, pois em meio às tempestades da vida, há sempre beleza a se ver, alegria a se sentir e esperança a se desejar.
Ser grato é ter consciência de que a vida é um presente, é saber que nas vitórias e nas derrotas temos muito o que aprender.
Gratidão, na verdade, tudo tem a ver com o ‘sentir’. E se sentir grato, vai além de tratamentos ou circunstâncias, porque ela é o sentimento de amor profundo pela vida que sentimos quando estamos a sós com a gente mesmo.
Carolina Barão.