Introdução
Neste texto vamos conhecer o significado da guirlanda de Natal, sua história e significado em diferentes culturas. Descubra o valor simbólico desse enfeite tradicional e inspire-se para sua decoração!
Significado da Guirlanda em Diferentes Culturas
No Antigo Egito as guirlandas eram confeccionadas para serem colocadas nas portas dos templos, usadas como adornos de cabeça e como enfeites nas múltiplas festividades religiosas. Elas eram colocadas nas portas de entrada como um adorno de chamamento aos deuses.
Na Roma Antiga, um ramo de plantas enrolado no formato de coroa era um voto de saúde e quando posicionada na porta de casa significava saúde para todos os habitantes.
Na Índia Média ela também era considerada como um símbolo de boas-vindas e era exposta nos lares durante o ano inteiro juntamente com o brasão familiar. Além disso, ela servia de proteção contra demônios e má sorte.
Simbolismo da Guirlanda no Natal
Hoje em dia a guirlanda ainda resgata o significado ancestral de símbolo de boas-vindas, de proteção e de abundância.
Colocar uma guirlanda na porta de casa é sempre uma visão carinhosa de boas intenções, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço, por isso elas continuam adornando a porta de entrada de lares ao redor do mundo no Natal e em todos os dias do ano.
Bibliografia
• Bakos,Margaret M. Fatos e Mitos do Antigo Egito, Ed. PUCRS
• Nery, Israel José. O Natal e seus símbolos, Ed. Vozes, 1978